Conheça os principais sintomas da Menopausa masculina, a Andropausa

A Andropausa ainda é desconhecida pela maioria dos homens, leia atentamente essas informações.

A maioria das pessoas desconhecem que o organismo masculino também passa por alterações hormonais com o passar da idade, semelhantemente ao que ocorre no organismo feminino, os homens apresentam sintomas importantes deste momento de suas vidas.

O nome que a medicina dá para este período enfrentado pelo gênero masculino é ANDROPAUSA, e infelizmente é uma condição pouco divulgada, o que leva o desconhecimento por parte do publico masculino.

Enquanto nas mulheres há queda hormonal, geralmente ocorre por volta de 45 a 55 anos, a partir dos 40 anos de idade o organismo masculino começa a dar os primeiros sinais da deficiência de hormônios.

A testosterona é o hormônio responsável pelas características masculinas e sua queda pode acarretar em mudanças físicas e psicológicas.

Os seus sintomas são menos evidentes do que nas mulheres e podem não ser detectados por grande parte dos homens, assim é de fundamental importância a pessoa que tenha posse desse conhecimento se tornar um agente multiplicador destas informações, para que possam assimilar o funcionamento de seu corpo e como se cuidar neste delicado período da vida.

Caso você que esteja lendo este post seja homem, ou conheça alguém que está na faixa etária de 40 anos, preste atenção nos principais sintomas da andropausa:

  1. Cabelo e pele extremamente ressecados
  2. Diminuição do desejo íntimo
  3. Sudorese
  4. Fraqueza muscular
  5. Insônia
  6. Dificuldade de concentração
  7. Irritabilidade e ansiedade
  8. Alteração na composição óssea

Estes sintomas não devem ser menosprezados e para passar pela andropausa com mais tranquilidade, é necessário:

  • Criar o hábito de realizar exames anuais, como avaliações cardiovasculares, exames de sangue e outro que o médico achar necessário.
  • Controlar o excesso de peso.
  • Mantenha uma dieta saudável, rica em frutas e verduras, incluindo também a ingestão de peixes ricos em gorduras saudáveis, como sardinha e salmão (selvagem/do mar), que têm fontes suficientes de ácidos graxos e cálcio.
  • Beba 2 litros de água por dia para melhorar as funções metabólicas e a hidratação do corpo.
  • Evite o consumo de álcool e de nicotina.
  • Faça pelo menos 20 minutos de exercícios diários, lembre-se que o sedentarismo intensifica os sintomas.
  • Considere a possibilidade de terapias naturais como acupuntura e homeopatia, elas ajudam a restaurar os níveis de testosterona e aliviar certos sintomas físicos e psicológicos da andropausa.

Gostou da matéria? Compartilhe com o máximo de pessoas do seu convívio, para que todos tomem conhecimento dessa informação.

Agradecemos sua visita. Volte sempre!