Conheça um pouco mais sobre a doença que levou o neto do ex-presidente Lula a falecer

Arthur tinha 7 anos e morreu em decorrência do agravamento do quadro de meningite meningocócica.

O país foi pego de surpresa na manhã dessa sexta-feira com a notícia da morte do neto do ex-presidente Lula, Arthur Lula da Silva de 7 anos. O menino deu entrada no hospital com quadro de febre alta e foi diagnosticado com meningite meningocócica, devido ao agravamento da infecção, a criança faleceu por volta de 12:11.

Infelizmente muitas crianças são vítimas da doença meningite meningocócica, que é um tipo raro de meningite bacteriana. Bactéria que pode provocar inflamações graves das membranas que cobrem o cérebro, as meninges, gerando sintomas como febre alta, dor de cabeça entre outros.

Geralmente a doença aparece mais na época da primavera e inverno, crianças e idosos são os mais afetados, mas a infecção pode afetar qualquer faixa etária. A meningite é contagiosa principalmente a meningite viral e a bacteriana, que são transmitidas de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva ou secreção, expelidas pelas pessoas infectadas através da fala, do beijo, ou ao espirrar.

As crianças com idade menor que 1 ano estão mais sujeitas a infecção porque seus corpos ainda não desenvolveram anticorpos suficiente capazes de combater o vírus.

É preciso saber reconhecer os sintomas da doença para que se possa iniciar o tratamento o mais rápido possível, pois é um quadro clínico grave e que deve ser tratado imediatamente. Tem cura, portanto, conhecer os sintomas pode ajudar muito na identificação da doença.

Os principais sintomas começam de maneira súbita com febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço, então pode começa aparecer os outros sintomas que são mal-estar, náuseas, vômitos, aumento da sensibilidade à luz e confusão mental, e com passar do tempo, o quadro pode ir se agravando e aparecer sintomas mais graves que são as convulsões, delírios, tremores e até mesmo o coma.

Infelizmente o netinho do ex-presidente Lula não resistiu ao quadro infeccioso e morreu aos 7 anos de idade deixando tristeza e vazio no coração de toda a família que o amava, mas fica o alerta aos pais para que ao menor sinal de algo estranho em seu filho, procure imediatamente ajuda médica, diagnósticos rápidos podem evitar que o pior aconteça.