Os pais do pequeno e inocente Brody Allen receberam uma triste notícia há alguns meses atrás, souberam que o filho era dono de uma rara forma de câncer localizado no cérebro, e que o garoto só tinha alguns meses de vida sobrando. Os médicos explicaram que Allen viveria no máximo mais dois meses.
A família logo se deu conta de que Brody não iria ser capaz de lutar contra o câncer tempo suficiente para que ele pudesse aproveitar o Natal e decidiram que iriam comemorar a data antes do previsto no calendário.
Eles enfeitaram toda a casa com enfeites natalinos, compraram uma árvore de Natal bem grande e toda a vizinhança de Ohio entrou no clima para que Allen ficasse extremamente feliz. Sua irmã, McKenzie Allen, de 21 anos de idade, contou que para seu amado irmão se trata apenas do Natal, ele não sabia que verdadeiramente não estava no dia, porém, adorou tudo o que viu.
O garoto com o câncer raro na cabeça viu sua saúde ficar péssima muito rapidamente e logo ele já não tinha a mesma força que uma criança normal de sua mesma idade, o uso de seu braço esquerdo e perna esquerda eram extremamente limitados.
Mas Brody se sentia feliz brincando na rua, por esta razão, quase sempre era visto sentado em um brinquedinho acompanhado de um pequeno cobertor e um capuz pequeno em sua cabeça. Seus irmãos faziam sua felicidade ao carregarem ele por toda a vizinhança de Colerain Township, subúrbio de Cincinnati.
Os pais de Allen só foram descobrir que o filho estava doente depois que o próprio se queixou de estar tonto. Diante da situação, a família o levou ao médico e o profissional alegou que a criança estava com uma infecção no ouvido. Quando chegaram até o Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, realizaram exames mais precisos que revelaram tudo.
Os exames constataram que Brody estava com 4 tumores embrionários com rosetas de múltiplas camadas e a irmã, McKenzie, contou que o próprio hospital ofereceu uma ajuda bancária que o Medicaid não cobria. Ofereceram o tratamento de quimioterapia mais avançado que possuíam.
Mesmo com os tratamentos, o garoto que viu uma bela festa de Natal antecipada não foi capaz de resistir por conta da gravidade de seu câncer, no dia 19 de outubro, Allen faleceu e finalizou sua batalha interna.