Dermatologista retira lipoma gigante da nuca de paciente e o peso do tumor surpreende a equipe médica

Doutora Sandra Lee é conhecida como a "espremedora de espinhas"

Uma dermatologista americana de descendência asiática faz enorme sucesso nas redes sociais. Trata-se da Doutora Sandra Lee, que mantém o apelido de Doutora Pimple Popper, que em tradução livre significaria “espremedora de espinhas”.

O sucesso da médica nas redes sociais acontece por que ela filma as intervenções que faz em seus pacientes e posta o conteúdo em suas contas, seja no Twitter, Instagram, Facebook e You Tube. Nos vídeos, ela aparece removendo espinhas, cravos, sinais e até de terminados tumores cutâneos.

Apesar de da maioria das pessoas considerarem nojentos vídeos do tipo, existe um público que gosta de assistir pústulas sendo espremidas. Por causa desse público é que a médica americana se tornou uma celebridade essas pessoas. Ela é também é conhecida como Rainha dos Cravos.

E nesta semana a dermatologista republicou um vídeo feito em 2017 e muito assistido nas redes sociais. No filme ela retira um lipoma gigante da nunca de um homem. Lipoma é um tipo de tumor benigno de gordura que pode crescer rapidamente. As imagens deixaram seus seguidores chocados.

A equipe médica ficou surpresa com peso do lipoma: o enorme tumor pesava pouco mais de 1 kg e o paciente enfim se viu livre de algo que o incomodava fisicamente e atraía olhares dos curiosos. Muitos internautas questionavam, além do tamanho do tumor, o motivo do homem deixar algo tão grande crescer no próprio corpo.

Dra. Sandra Lee, a “espremedora de espinhas”

O que é um lipoma?

Lipoma é um tumor benigno, composto por células de tecido adiposo (adipócitos), que se acumulam dentro de uma cápsula fibrosa logo abaixo da pele, no tecido subcutâneo. Algumas pessoas se referem a eles como “bolinhas de gordura”.

Lipomas podem aparecer em qualquer região do corpo, mas preferencialmente surgem no tronco, ombros, na região posterior do pescoço e axilas. Raros são os casos de lesões mais profundas, que se instalam nos músculos e nervos, em órgãos internos ou na cavidade abdominal.

Em geral, medem não mais que 2 cm ou 3 cm, embora alguns possam aumentar bastante de tamanho e cheguem a atingir mais de 10 cm de diâmetro. De aspecto arredondado, bordas regulares, consistência firme e elástica, crescimento lento e quase sempre indolores, os lipomas são nódulos pequenos e macios, que se movimentam como se estivessem soltos debaixo da pele, quando levemente pressionados.

Embora existam vários tipos, o mais comum é o lipoma superficial subcutâneo, constituído por uma única lesão instalada logo abaixo da superfície da pele. Lipomas podem aparecer em qualquer idade. Entretanto, são incomuns na infância e adolescência e mais frequentes nas mulheres entre 40 e 60 anos.