Dicas para evitar acidentes com escorpiões

Como os acidentes com escorpiões tornam-se mais comuns no verão, preparamos algumas dicas de como evitá-los nessa e nas próximas estações do ano.

Sabe o que é pavor? Então, é justamente isso que a maioria das pessoas sentem só de imaginarem um escorpião por perto, sendo um animal altamente venenoso, onde a maioria de suas vítimas têm finais trágicos, principalmente se não for administrado o soro antiescorpiônico.

Daí a importância de ser conduzido a uma emergência médica ao menor sinal de acidente com escorpiões, é importante se possível levar o animal para que a equipe médica possa identificá-lo. Para isso, basta colocá-lo cuidadosamente em um frasco de vidro com tampa.

Se proteger desse animal peçonhento é bastante complicado, visto que inseticidas ou venenos químicos não são capazes de matar o escorpião, pelo contrário, ao injetar produto químico sobre eles, fará com que fiquem escondidos, facilitando a incidência de acidentes.

Os escorpiões se reproduzem rapidamente e em grande quantidade, a fêmea pode gerar mais de 40 escorpiões de uma vez, esses animais preferem lugares escuros, onde possam ficar escondidos, portante, evite lixo entulhado no quintal, madeiras, pneus velhos, resto de construção, cuide da higienização do ambiente onde você mora.

Os escorpiões de maior periculosidade são o escorpião marrom e o amarelo, eles são os que mais vitimizam pessoas em todo o planeta. Tem veneno neurotóxico que causa falência do coração, dos rins e age no sistema nervoso, o que leva a vítima ao óbito.

Podemos proteger nossos lares desses animais peçonhentos, tampando ralos, afastando camas e berços pelo menos 10 centímetros da parede. Não deixar que mosquiteiros ou cortinas toquem o chão, limpe sua casa e ao redor dela diariamente, sacuda roupas e sapatos antes de usar e os lençóis da cama antes de deitar-se.

Guarde bem essas dicas de primeiros socorros para picada de escorpião:

  • É de suma importância que o local atingido seja lavado de imediato com água corrente e sabão;
  • Mantenha o local da picada voltado para cima;
  • Nunca amarre, fure, corte, ou aperte o local onde o escorpião picou;
  • Aumente a ingestão de líquidos e água principalmente;
  • Vá o mais breve possível ao hospital ou em caso de impossibilidade, ligue para o SAMU, 192;
  • Lembre-se de que a picada de um escorpião pode ser fatal, portanto, não ignore, procure uma emergência médica imediatamente, vale relembrar.