Esses alimentos jamais podem ser consumidos quando estamos utilizando fármacos, eles podem anular o efeito do remédio

Esse é um assunto muito sério! Determinados alimentos podem inibir ou até mesmo anular o efeito de um antibiótico por exemplo, ou pode apenas suavizar o efeito.

Certamente você já sabe que existem algumas regras para tomar alguns medicamentos. A nutrição é muito importante para aqueles em tratamento, e alguns alimentos podem interferir na ação dos medicamentos.

Não existem estudos científicos que comprovem tal teoria, mas na verdade alguns alimentos, por conta de suas propriedades, entram em conflito com as substâncias dos antibióticos e analgésicos e por fim, acabam por anular o efeito da medicação.

As bebidas alcoólicas por exemplo, por conta do álcool, jamais devem ser assumidas quando estamos sob efeito de fármacos. Isso porque elas podem diminuir a sua absorção, reduzir a ação do medicamento ou provocar algum tipo de efeito colateral.

O leite e seus derivados também entram nesse grupo, pois os laticínios prejudicam a absorção do antibióticos e podem inclusive cortar o seu efeito devido às ligações que o cálcio pode formar com alguns componentes da fórmula.

O álcool também pode prejudicar o consumo do remédio, pois a bebida alcoólica, embora não corte o efeito do antibiótico diretamente, aumenta a frequência urinária, o que leva a excreção mais rápida da medicação, reduzindo seu efeito.

Alimentos ricos em cafeínas, como café, determinados tipos de chá e chocolate. Esses também podem prejudicar o efeito do medicamento. Misturar grandes quantidades de cafeína com antibiótico aumenta o risco de efeitos colaterais e a excreção do remédio, podendo causar ainda irritação e excitação.

Listamos alguns alimentos que nunca devem ser ingeridos se você tomar certos medicamentos:

Analgésicos: São tomados para aliviar a inflamação, dores nas articulações, músculos e dores de cabeça. Se você estiver tomando drogas analgésicas, evite beber bebidas carbonatadas. O ácido carbônico deste tipo de bebida aumenta a absorção e concentração de drogas analgésicas no sangue, causando danos aos rins.

Drogas contra a hipertensão: Se você estiver tomando esses medicamentos, evite comer alimentos ricos em potássio, como banana, soja, batata doce ou espinafre. O potássio pode interferir no batimento cardíaco e causar uma sensação de sufocamento.

Broncodilatadores: Drogas que contêm compostos como salbutamol ou teofilina são usadas para tratar asma, bronquite e outras doenças do sistema respiratório. Você deve evitar beber bebidas que contenham cafeína ou bebidas energéticas. Assim como a cafeína, essas drogas também estimulam o sistema nervoso, e não é uma boa ideia misturá-las.

Antidepressivos: Evite combinar o consumo desses medicamentos com alimentos como conservas de carne e peixe, queijos envelhecidos, salsichas ou carne seca. Todos esses alimentos são ricos em tiramina, uma substância que, se em contato com alguns compostos de drogas antidepressivas, pode aumentar a pressão arterial.

Medicamentos para o colesterol: Algumas frutas cítricas podem interferir na ação de alguns tipos de drogas que servem para baixar o colesterol.

Anticoagulantes: Essas drogas são usadas para diluir o sangue e prevenir coágulos. Evite comer alimentos ricos em vitamina K, ou ter ações semelhantes às da droga. Espinafre, brócolis ou repolho reduzem a eficácia desses medicamentos. Alho, gengibre, mirtilos, cúrcuma ou canela, por outro lado, intensificam o efeito, é por isso que não é uma boa ideia combiná-los.