Está chegando o avião israelense para resgate à vítimas de Brumadinho

Delegação com 130 soldados chega ao Brasil neste domingo (27).

O avião trazendo a equipe das Forças de Defesa de Israel que vai dar apoio nas buscas às vítimas da tragédia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve chegar ao Aeroporto Internacional Tancredo Neve, em Confins, também na Grande BH, por volta das 21h40 deste domingo. A aeronave decolou de Tel-Aviv por volta das 6h30″. Nota oficial.

Usando seu perfil no Twitter, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou que ofereceu ajuda ao Brasil em conversa com o presidente Jair Bolsonaro. “Ofereci que Israel enviará ajuda para o local do desastre e prestará assistência na busca por sobreviventes. Ele [Bolsonaro] me agradeceu e aceitou a oferta. Concordamos que uma missão israelense partirá dentro de 24 horas”, afirmou o ministro israelense.

Na manhã de sábado, dia 26 de janeiro, foi anunciado pela comitiva de ministros que estava em companhia de Bolsonaro ao visitar Brumadinho, que Israel enviará auxílio para a nação brasileira, ajudando nas buscas e nos regastes dos desaparecidos com detectores e sonares, tecnologia de ponta, que se utiliza em situações de desabamentos e grandes rupturas.

O presidente Jair Bolsonaro respondeu no post do amigo Benjamin, dizendo que aceitaria e agradeceu tamanha generosidade. Após sobrevoar Brumadinho, a preocupação do presidente da república só aumentou, e disse que o número de vítimas tende a ser muito maior.

Entre os 130 soldados enviados, estão equipe de médicos, paramédicos e técnicos especializados em resgates de grandes proporções de dificuldades e profundidade. Eles trazem tecnologia avançada e de ponta, como equipamentos de imagens para auxiliar nas buscas numa extensão de até 4 metros de profundidade. A equipe reunida de mapa na mão, já traçou as estratégias, que serão colocadas em prática assim que o avião pousar em solo brasileiro.

A missão é chefiada pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

A expectativa por conta do governo brasileiro, familiares de desaparecidos, vítimas do desastre da Vale e internautas, assim como todo o povo brasileiro, é grande. Estaremos a postos e assim que as informações forem atualizadas e o reforço da Missão israelita para resgate de vítimas do rompimento da barragem chegar ao Brasil e em Brumadinho, repassaremos os informes com fidelidade aos nossos leitores. Estamos todos na torcida.