Estados Unidos oferece recompensa de US$ 1 milhão por informações sobre filho de Bin Laden

Hamza bin Laden estaria enviando áudios promovendo ataques aos Estados Unidos e a países aliados.

Nesta quinta-feira, 28, os Estados Unidos ofereceram uma recompensa no valor de US$ 1 milhão, em troca de informações que levem ao paradeiro de um dos filhos de Osama bin Laden.

A imagem de recompensa divulgada nos sites do Departamento de Estado e do Departamento de Justiça, caracteriza Hamza bin Laden como líder emergente da Al-Qaeda, segundo a informação nos sites, ele ameaça um ataque contra os Estados Unidos e a países aliados.

O paradeiro de Hamza bin Laden, durante muitos anos vem sendo investigado, as informações obtidas já apresentaram vestígios de que ele estaria no Paquistão, no Afeganistão ou em uma prisão domiciliar no Irã.

O Departamento de Estado ofereceu a recompensa no valor de um milhão de dólares em troca de informações que levem ao destino de Hamza bin Laden, também conhecido como ‘príncipe herdeiro da jihad’, o líder emergente teria feito e espalhado áudios na internet promovendo ataques para vingar a morte do pai, Osama bin Laden.

“Desde pelo menos agosto de 2015, tem publicado mensagens de áudio e vídeo na internet, pedindo ataques aos Estados Unidos e seus aliados ocidentais, e ameaçado com ataques aos Estados Unidos em vingança pela morte de seu pai, assassinado em maio de 2011 por soldados americanos”, comunicou a diplomacia americana.

Segundo informações, Bin Laden teria por muitos anos preparado Hamza para ser o líder da Al-Qaeda. Foram encontrados diversos documentos, cartas reveladas, no complexo de Abbottabad, no Paquistão, local onde Bin Laden foi morto, que confirmam este treinamento e pretensão.

Nathan A. Sais, coordenador da Estratégia Contraterrorista do Departamento de Estado, informou que a Al-Qaeda ainda é uma forte ameaça, embora tenha ficado encoberta pelo Estado Islâmico.

“Nos últimos tempos, compreensivelmente, a atenção do mundo esteve focada na ameaça do Estado Islâmico, enquanto a Al Qaeda permanecia relativamente tranquila. Mas isso era uma pausa estratégica, não uma rendição”, alertou Nathan.

Ainda segundo o diplomata americano, a Al-Qaeda mantém a ‘capacidade e intenção’ de travar uma luta contra os Estados Unidos e seus aliados, e justamente por isto, é importante conseguir localizar Hamza bin Laden. Eles acreditam que oferecer recompensa é uma forma útil de lutar contra o terrorismo.