Estudo revela que um relacionamento duradouro depende da mulher se manter calma

A maneira que a mulher controla seus sentimentos negativos em um conflito influencia diretamente na durabilidade do relacionamento, diz estudo.

A maioria das mulheres são conhecidas por terem temperamento forte, ficam irritadas facilmente e muitas vezes perdem o controle de suas emoções. Esse tipo de comportamento normalmente traz certas consequências na vida social, mas afeta principalmente o relacionamento, trazendo conflitos, brigas e algumas vezes é o motivo do fim de uma relação.

Na verdade nem precisaria de estudos para sabermos que uma mulher muito irritada tem dificuldades para manter um relacionamento, no entanto, um estudo feito na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, comprovou que um relacionamento pode ser mais duradouro com mulheres mais calmas, segundo resultado dessa pesquisa, a duração de um relacionamento depende muito mais da mulher do que do homem.

Para chegarem a essa conclusão, pesquisadores analisaram a interação de casais durante 13 anos, foram analisados mais de 80 casais de idade média até os mais velhos. Eles acompanharam a rotina dos casais através de imagens e foram identificados os pontos em que o homem e a mulher ficavam mais bravos e quanto tempo levavam para se acalmarem.

Os pesquisadores também levaram em conta a linguagem usada por eles, as expressões faciais, tom de voz e o assunto que discutiam. Eles chegaram a conclusão de que mulheres quando são mais calmas, conseguem solucionar os problemas facilmente após uma discussão.

Segundo os cientistas, se os homens tentam começar esse tipo de conversa, a esposa sempre irá criticá-lo por tentar resolver o problema muito rapidamente, e assim eles concluíram que os casais em que a esposa se acalmava mais rápido tinham casamentos mais longos e mais felizes.

“As mulheres que se acalmavam mais rápido conseguiam expressar os sentimentos com mais clareza e, assim, sugerir soluções para os problemas do casal”. Revelou Lian Blochuma, uma das pesquisadoras.

“Entre casais mais jovens, não é só a habilidade da mulher em lidar com as emoções que importa. Hoje, os homens estão mais confortáveis em mostrar os sentimentos, o que era mais difícil em gerações anteriores”. Explicou.

Lian também acrescenta dizendo que a maneira que a mulher controla seus sentimentos negativos em um conflito influencia diretamente na durabilidade do relacionamento. Então, é muito importante que a mulher aprenda a controlar as emoções e se acalmar rapidamente para resolver os conflitos entre o casal.