Faça isso se seu bebê sofre com o intestino preso

Ao inserir novos alimentos na dieta do bebê, o intestino sofre alterações causando constipação, saiba como amenizar isso.

Independente se é mãe de primeira viagem ou não, é sempre uma dor de cabeça quando o bebê começa ingerir alimentos sólidos, em sua grande maioria, é comum que o intestino do bebê sofra alterações no ritmo de evacuação. O ideal segundo o Ministério da Saúde é que até o sexto mês de vida, o bebê se alimente exclusivamente do leite materno. A partir dessa idade a mãe já pode inserir frutas, sucos, sopas, legumes e outros alimentos nas refeições diárias do bebê.

O intestino da criança se modifica com a inclusão de novos alimentos à sua dieta, e uma das consequências é justamente um intestino constipado, as fezes passam a ter consistência mais firme e coloração mais escurecida, mas o que fazer para amenizar esse quadro? Para responder a esse questionamento, separamos algumas dicas de vários pediatras e nutricionistas.

Especialistas afirmam que uma das primeiras providências a serem tomadas é a oferta de líquidos para o bebê, além do leite, a criança também precisa tomar água, não se esqueça disso, a água só não se faz necessária enquanto o bebê estiver se alimentando exclusivamente do leite materno.

Existem algumas dicas que ajudam a melhorar a constipação, um bom exemplo disso é a ingestão da água da ameixa, para isso, coloque quatro ameixas secas em meia xícara de água e deixe descansar de um dia para o outro, ai é só utilizar essa água nos sucos ou nas papinhas, pode colocar pedaços pequenos ou amassar a ameixa. A água de ameixa pode ser guardada no refrigerador por até 24h.

Alimentos como o mamão, a manga, o abacate, a pera, a ameixa, o óleo de coco, farelo de aveia, kiwi, e o abacaxi, são excelentes para ajudar a soltar o intestino. Como cada organismo reage de uma maneira diferente é importante dar uma fruta de cada vez e observar se o bebê não tem alergia e também se a fruta favoreceu ou não para melhorar a constipação.⠀⠀

Outra dica super importante são as massagens para amenizar o desconforto e ajudar a soltar o intestino. Deitado com a barriga para cima, coloque três dedos abaixo do umbigo e pressione um pouco durante cerca de 3 minutos, depois massageie com movimentos circulares. Sempre que o bebê fizer muita força para evacuar, faça esse exercício. Também de barriguinha para cima, segure nas duas pernas e faça movimentos como se o bebê estivesse andando de bicicletas.