Foto mostra jovem com sua filha após o parto, logo depois ela faleceu; o motivo revolta

Segundo boletim de ocorrência, família alega que Ana Paula Saqui de Paula, grávida de 9 meses, queria cesariana, mas não havia anestesista no hospital de Boituva (SP).

A estudante Ana Paula Saqui de Paula veio a óbito em uma unidade de saúde de Boituva (SP), ela faleceu logo após ter dado à luz a Estella. O companheiro de Ana Paula, informou ao G1 que ainda está muito abalado com a morte da estudante, mas que já se encontra cuidando de sua filha em casa.

A reportagem recebeu uma foto na qual aparece o casal com a bebezinha Estella, o momento foi registrado pouco antes de Ana Paula passar mal e falecer.

Foi aberta uma sindicância pela comissão de ética do hospital São Luiz de Boituva, unidade de saúde onde foi realizado o parto da estudante, para que seja apurado os fatos e as circunstâncias que levaram ao óbito de Ana Paula. A família chegou a procurar a polícia militar, que registrou o boletim de ocorrência.

No boletim de ocorrência ficou registrado que Ana Paula estava grávida de 9 meses e deu entrada no hospital na noite de quinta feira (25). Foi atendida por uma médica, a qual prescreveu soro para a jovem e sugeriu que ela aguardasse pelo trabalho de parto, podendo optar por aguardar no hospital ou em casa.

Sendo assim, Ana Paula e seu companheiro optaram por aguardar o momento em casa, e voltaram ao hospital na madrugada de sexta-feira (26). A jovem foi atendida pelos enfermeiros e às 12 horas foi constatado pela médica que a dilatação de Ana Paula estava apta ao parto.

Foi informado que Ana Paula queria cesariana, e então a médica perguntou pelo anestesista, o qual teria informado que só chegaria por volta das 16 horas.

A médica então tentou o parto normal utilizando o fórceps. Acontece que algum tempo depois do parto Ana Paula começou a ter hemorragia.

O quadro era grave e a paciente chegou a ser encaminhada a um hospital de Sorocaba (SP), porém não resistiu e veio a óbito antes mesmo de chegar ao hospital. A morte foi na manhã de sábado (27).

“A família ficou abalada, mas tem que ser forte por causa da Estella. Já estou com ela em casa e ela está boazinha, graças a Deus. Todo mundo dá assistência. Até os amigos. Todo mundo ficou triste com o que aconteceu”, diz Igor Aparecido Pereira.

O companheiro da jovem relatou que ficou super emocionado ao ver sua filha pela primeira vez.

“Foi uma felicidade. Uma emoção”.

Estella teve alta do hospital na última terça-feira (30) e Igor informou que vai cuidar de sua filha juntamente com a família de Ana Paula.

“Agora que ela recebeu alta, todo mundo junto vai ajudar a cuidar. Ela vai ficar um pouquinho comigo e um pouquinho com a avó. Estou feliz que ela recebeu alta, vamos cuidar muito bem, dar muito amor e carinho”, afirma.