Grávida de 18 anos sofre AVC e médicos conseguem salvar o bebê

Arieli Cristina Ribeiro estava no oitavo mês de gestação.

Durante a gestação, muitas transformações ocorrem no corpo da mulher para proporcionar o desenvolvimento do bebê. A pressão arterial é um dos fatores que sofre bastante alteração durante este período, o que aumenta muito o risco de algumas doenças cardiovasculares como o AVC.

E foi exatamente isso o que aconteceu com uma jovem grávida de apenas 18 anos que morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no Hospital das Clínicas de Marília (SP), na sexta-feira (22). Arieli Cristina Ribeiro estava no oitavo mês de gestação e não resistiu, vindo a óbito.

Os médicos conseguiram salvar a criança, mas não puderam salvar a mãe do bebê. Ela deu à luz a um menino que está internado no hospital e deverá ficar aos cuidados dos avós. A jovem Arieli morava em Bastos e precisou ser transferida para Marília por causa das complicações no dia 8 de março. Arieli apresentou melhoras no decorrer da semana, mas depois piorou e morreu.

O corpo da jovem foi velado em Bastos e o enterro aconteceu no sábado (23), às 17h, no cemitério municipal da cidade.

O AVC é um derrame cerebral, causado pelo entupimento ou até rompimento de vasos responsáveis por levar sangue ao cérebro. Esta área cerebral que fica sem a quantidade de sangue adequada sofre uma paralisia. É um acidente que requer atendimento médico muito rápido, quanto mais rápido for o atendimento menores são as chances de sequelas, principalmente no caso do AVC na gravidez.

É importante que todo mundo saiba identificar os sinais de um AVC para que se possa socorrer uma vítima de AVC com mais rapidez e evitar sequelas graves. Os sintomas do AVC acontecem de repente, portanto é necessário ficar atento para identificar qualquer sinal e procurar ajuda médica o mais rápido possível. Os danos de um AVC podem ser muito mais graves, se a pessoa demorar mais 3 horas da lesão para ser socorrida.

A seguir alguns sintomas de um AVC:

  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão (apenas em um ou nos dois olhos)
  • Alteração aguda da fala
  • Dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa
  • Instabilidade
  • Vertigem súbita intensa
  • Náuseas ou vômitos.