Há 4 dias idoso não se alimenta por falta de equipamento de sonda, no Mato Grosso

Idoso de 67 anos fazia uso de sonda há cerca de um mês.

Um idoso de 67 anos com suspeita de um câncer no esôfago está há quatro dias sem se alimentar. Ele está sendo mantido apenas com o soro e medicação. Ele está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Jardim Santa Marta, em Rondonópolis a 218 km de Cuiabá.

O homem faz uso do equipamento de sonda há cerca de um mês. Mas o Hospital Regional, que é o único que oferece este tipo de tratamento no município, no momento está com o seu equipamento quebrado.

A família de Anédio Norato de Araújo informou que os funcionários retiraram a sonda do homem, e que não será possível colocá-la novamente. Ele foi levado até o hospital nesta última terça-feira (23), onde estava marcado para ser realizado o procedimento. Mas ao chegar ao local foi informado que retornasse a sua casa, pois o equipamento se encontrava quebrado.

A Secretaria Municipal de Saúde informou através de uma nota que a sonda precisou ser removida devido a um movimento feito pelo paciente que fez com que ela se rompesse. E que neste momento a UPA não consegue recolocar o equipamento novamente. Eles informaram também que a colocação da sonda só é possível de ser realizada no Hospital Regional.

Foi explicado que: “Em função do problema de saúde do paciente, que possui estreitamento grande para passar a sonda, o que exige que essa seja colocada por meio de videolaringoscopia, foi solicitada pela UPA uma vaga no HR. Caso a sonda que estava quebrada não fosse retirada, o paciente correria mais risco”. A respeito do aparelho quebrado o HR informou que é de responsabilidade do governo. Foi informado ao filho de Anédio, Niuzo que o paciente deverá aguardar uma vaga no HR para que a sonda seja colocada novamente.

A família foi informada que a respeito do conserto do aparelho ainda não se tem uma previsão de quando ocorrerá. Anédio realizou uma biópsia para detectar e confirmar o diagnóstico do tumor, mas os resultados ainda não foram entregues.

E você, o que pensa a respeito de tudo isso? Lembre-se de deixar o seu comentário. Sua opinião é de grande importância para a nossa equipe e sempre ajuda no diálogo de temas com imensa relevância para toda a nossa equipe.