Homem com intoxicação por álcool recebe ‘transfusão’ de 5 litros de cerveja

O homem chegou ao hospital já inconsciente com um nível de metanol no sangue 1.119 vezes maior que o limite aceito pelo corpo humano.

Quem trabalha na área de saúde sabe que a cada paciente é uma novidade, alguns chegam trazendo algo inesperado, outro arrumam alguma treta durante a espera pelo atendimento, quando a equipe de saúde se reúne para contar os ‘causos’, sai cada história. Mas vale lembrar que independente do que seja, o paciente é sempre atendido com responsabilidade e respeito.

Hoje vamos falar de algo inusitado e certamente muitos nem ouviram falar de algo parecido, pois então, um homem deu entrada na emergência do hospital já inconsciente, trazido por uma ambulância do setor de urgência e emergência, o que foi constatado e diagnosticado de anormal, é que o homem estava com o nível de álcool acima do suportável pelo corpo humano, a quantidade de metanol na corrente sanguínea do paciente era 1.119 vezes maior que o limite aceitável.

A equipe médica esperava pelo pior, já que o organismo continua a liberar álcool no sangue mesmo depois que a pessoa para de beber. Sabe-se que existe dois tipos diferentes de álcool, o metanol e o etanol, o nosso fígado processa primeiro o etanol para depois processar o metanol, como explica o Doutor Le Van Lam da CTI.

Todos os integrantes da equipe de enfermagem e os acompanhantes dos pacientes que ali também estavam internados acharam estranho quando os médicos entraram na sala do Centro de Tratamento Intensivo do hospital com 15 latas de cerveja em mãos, e utilizando o líquido contido nelas, começaram a fazer uma ‘transfusão’ de cerveja diretamente no estômago daquele homem  internado com uma grave intoxicação por álcool.

No caso desse paciente a intoxicação era por metanol, por isso os médicos decidiram inserir etanol (cerveja) no estômago do paciente para que o fígado dele se concentrasse na cerveja e desse tempo da equipe realizar uma diálise e limpar o metanol que já estava no sangue, salvando a vida do paciente. Ao todo, o homem tomou nada menos que 5 litros de cerveja, e melhor, com prescrição médica!

Interessante esse caso, você não concorda? Ainda não tivemos acesso às atualizações da evolução clínica desse paciente, porém os médicos disseram que certamente ele terá sequelas e terá que tratar por um bom tempo para recuperar o prejuízo ao organismo.