Homem de 51 anos passa por cirurgia para retirada de pedra de 1,3 Kg e 18 cm da bexiga

Um homem de 51 anos teve que passar por uma cirurgia para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 kg de sua bexiga.

Durante esta segunda-feira (20), ocorreu um caso muito diferente e nada convencional no Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, na região norte da Bahia.

O fato mencionado é que um homem de 51 anos de idade foi submetido a uma cirurgia para que fosse retirada uma pedra localizada em sua bexiga, até aqui tudo normal, mas o que espanta a todos é que a pedra em questão pesou um quilo e trezentos gramas (1,3 kg), a referida pedra foi retirada medindo cerca de 18 cm de comprimento.

De acordo com relato do médico que realizou o procedimento de extração da pedra, essa é uma das maiores pedras retiradas de bexiga registrada em todo o mundo.

Ainda de acordo com o médico, o paciente sentia ardor ao urinar e peso na parte baixa da barriga há aproximadamente 10 anos, porém só procurou saber a causa em janeiro deste ano.

Exames iniciais constataram a presença de um cálculo de cerca de 10 cm na bexiga, a partir daí o paciente foi encaminhado para Salvador na Bahia, onde ele foi alertado sobre a necessidade de realizar a cirurgia.

A cirurgia teve uma duração de aproximadamente 1 hora, o homem ainda se encontra internado, mas segundo os médicos ele está bem e já está se comunicando normalmente.

EXPLICAÇÂO

Normalmente, os cálculos ou as pedras na bexiga são reflexos da inflamação do órgão, de acordo com o cirurgião responsável pelo caso. Geralmente isso acontece quando o corpo não está devidamente hidratado ou quando a urina está muito concentrada, o que faz com que surjam cristais na bexiga, esse cristais podem se acumular no decorrer do tempo e com isso vão formando uma pedra que pode ir aumentando com o tempo.

O lavrador de 51 anos não se ateve aos sinais e com isso seu problema foi prolongado no tempo por mais de 1 década, o ideal é que faça visitas frequentes ao médico para verificar qualquer problema que você possa ter. No caso de ardência na hora de urinar ou até mesmo cólicas intensas, procure imediatamente um especialista, no caso um urologista, para que você tenta um acompanhamento técnico de qualquer problema que venha a ter.