Imagens mostram Battisti dentro do avião indo para a Itália

Battisti foi condenado à prisão perpétua.

Matteo Salvini, ministro do Interior da Itália, recentemente utilizou suas redes sociais, o Twitter, para publicar algumas fotos de Cesare Battisti dentro do avião que teria decolado da Bolívia com destino traçado para a Itália. Tudo aconteceu neste último domingo, dia 13 de janeiro, e a publicação se tornou viral na web.

As informações são de que o avião decolou perto das 19h da noite e saiu do aeroporto Viru Viru, localizado em Santa Cruz de La Sierra, cidade que fica a 850 quilômetros da capital do país, La Paz.

Battisti iria desembarcar no famoso aeroporto Ciampino, localizado em Roma. Se sabe que o italiano foi preso no sábado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, foi a própria polícia boliviana que teria prendido Cesare. Ele já era considerado foragido deste o ano de 2018, dia 14 de dezembro, quando o ex-presidente Michel Temer teria assinado seu decreto de extradição.

O caso de Battisti possui uma história antiga, ele foi condenado à prisão perpétua no ano de 1993. Acusado de ter assassinado 4 pessoas na Itália na década de 70. O italiano fugiu para a França e depois de algum tempo decidiu se mudar para o Brasil, no ano de 2004.

Em março de 2007, Cesare foi preso na cidade do Rio de Janeiro e a Itália ao saber da prisão, pediu para que o Brasil realizasse a extradição do mesmo. Porém, Tarso Genro, ministro da Justiça na época, decidiu dar refúgio para o assassino.

No final do ano de 2009, o STF entrou em ação e considerou o pedido da Itália, porém, deixou a decisão final para o presidente da república, que na época, era Luiz Inácio Lula da Silva. Lula negou a extradição e Battisti continuou livre.

Em setembro de 2017, o governo italiano novamente pediu para que Cesare tivesse sua extradição e o ministro Luiz Fux mandou realizar a prisão dele. A decisão novamente estaria nas mãos do presidente e Michel Temer autorizou a extradição de Battisti.