Leão de estimação mata seu próprio dono na República Checa

Michal Prasek trouxe os leões da Eslováquia em 2016, causando desespero e desconforto na vila.

Um homem de Zdechov, a cerca de 350 quilômetros de Praga, na República Checa, por nome Michal Prasek, de 33 anos, foi dilacerado por seus próprios “animais de estimação”, 2 leões, macho e fêmea. A vítima usava os animais para procriação, além de tratá-los como “pets”. Seus vizinhos assustados e com muito medo, fizeram várias reclamações, pois o criador não tinha autorização para o negócio.

No ano passado, em um dos muitos passeios que fazia com a leoa, uma ciclista chocou de frente com o animal e sofreu ferimentos leves, sendo que a leoa estava usando coleira, mas isso não foi o suficiente para impedi-la do ataque.

Na manhã desta terça-feira, dia 5 de março, o pai de Michal encontrou o seu corpo na jaula do leão. O recinto estava trancado por dentro. E para ter acesso ao corpo, que estava dilacerado, a polícia de Brno teve que abater o leão macho, de nove anos, e também a leoa prenha, de quatro anos, explicou um porta-voz da polícia.

Michal Prasek trouxe os leões da Eslováquia em 2016, causando desespero e desconforto na vila, e atraindo a atenção dos meios de comunicação social. Apesar de ser ilegal, sem autorização, ele construiu os abrigos e criava os animais em selas separadas.

Ele chegou a convidar seus vizinhos para visitar seu jardim, no quintal onde estava a jaula de seus animais, mas os vizinhos se negaram a ir visitá-lo por receio que os animais os atacassem.Leões são bichos selvagens, tem instinto de caça nato, não são pets. Acho uma temeridade muito grande tentar domesticar esses animais.”

Apesar de não ter autorização para criar esses animais, e muito menos de ter um criadouro, as autoridades não fecharam o local por não constatarem maus-tratos.

Segundo o Ministério de Meio Ambiente da República Tcheca, existem no país vários criadouros privados, nos quais vivem 44 leões, 49 pumas, 20 tigres e oito leopardos.

Leões mesmo criados em lares humanos seguem o instinto, e mais cedo ou mais tarde podem sim atacar, nunca devemos confiar em animais selvagens. O conselho é, admire de longe. Respeite o espaço do animal selvagem.