Mãe é criticada na Web por amamentar a filha até 9 anos de idade

Shanon Spink foi acusada na internet, mas isso não a impediu de fazer o que considerava melhor para sua família.

Uma mulher norte-americana, Sharon Spink, de 50 anos, é protagonista de um surpreendente caso de amamentação prolongada: ela conseguiu amamentar sua filha Charlotte por nove anos e nove meses.

Porém, a atitude da mãe deu o que falar nas redes sociais, ela disse que tem sido duramente criticada durante todos esses anos, mas que mesmo assim seguiu amamentando a menina. A mãe contou que já havia tentado fazer assim com os dois primeiros filhos:

“Amamentei meus dois primeiros filhos por algumas semanas e a Isabel por cerca de seis meses, mas tive problemas e senti falta de apoio. Quando Isabel tinha quatro meses, ela emagreceu e eu tive que suplementar com fórmula. Por isso, eu estava determinada a amamentar Charlotte até quando ela quisesse”, disse. E isso durou quase 10 anos.

“É bom para a criança controlar quando ela quer desmamar, em vez de forçar o problema. Ela naturalmente se desmamou no início deste ano. Foi um processo gradual e a escolha foi dela. Charlotte ainda mamava uma vez por mês ou quando não se sentia bem. Agora ela não faz mais isso”, fala a mãe.

Sharon contou que pensava em amamentar a filha até 2 anos de idade, mas a menina não queria desmamar.

“Quando ela tinha quatro anos e já dormia a noite toda no quarto dela, eu nem percebia quando vinha mamar na minha cama. Eu acordava e sempre perguntava se ela tinha mamado e a resposta que sim”, relata a mãe.

Porém, o tempo se prolongou e a criança já com cinco anos de idade, mamava três vezes ao dia, Sharon também disse que depois dos 5 anos da filha, não amamentou mais em locais públicos, e disse para ela não contar a ninguém, pois as pessoas poderiam não entender.

Apesar das críticas, ela não hesitou em continuar amamentando a filha.

“O desmame natural e progressivo foi o que idealizei para nós. Eu espero, quando ela for mais velha, que se lembre de todo sentimento de conforto e segurança. O peito era uma segurança para Charlotte. As crianças acham muito conforto no seio, e quanto mais elas envelhecem, mais precisam deste conforto muito mais do que nutrição.”

A mãe contou que a filha é tão saudável que quase nunca adoece. Apesar de já ter sido muito criticada e até ser acusada de abuso, ela não se arrepende e ainda encoraja outras mães a fazerem o mesmo.