Menor bebê do mundo finalmente recebe alta

Nascido com apenas 268 g, médicos afirmam que é o menor bebê prematuro do mundo que sobreviveu aos dias de UTI e pôde ir para casa.

Cinco meses após seu nascimento, um pequeno garotinho finalmente recebeu alta e pôde ir para casa com sua família. O bebê nasceu em agosto do ano passado, quando sua mãe estava com apenas 24 semanas de gestação. A mãe passou mal e a gravidez precisou ser interrompida através de uma cesariana de emergência realizada no Hospital Universitário Keio, em Tóquio, no Japão.

Quando nasceu, o pobre garotinho era tão pequeno que cabina na palma da mão do médico que realizou o seu parto. Ele veio ao mundo com apenas 268 gramas e assim que nasceu, precisou receber tratamento na UTI durante cinco meses.

O médico Takeshi Arimitsu, responsável pelo atendimento do bebê, disse que se sente muito feliz por vê-lo bem e saudável. Segundo os médicos, ele é o menor menino nascido prematuro que já foi para a casa, com a base de dados de menores bebês da Universidade de Iowa, nos EUA. A recuperação foi longa e o garotinho ficou no hospital cerca de dois meses a mais, em relação a data que de fato deveria ter nascido, mas felizmente pôde receber alta pesando 3,2 Kg e já conseguindo se alimentar normalmente.

O médico ainda disse que essa experiência serve para mostrar que existe sim a possibilidade de que bebês prematuros possam sair dos hospitais e irem para casa, com suas famílias, cheios de saúde.

Segundo informações do Hospital Universitário Keio, a taxa de sobrevivência de bebês que nascem pesando menos de um 1 kg é de aproximadamente 90% no Japão e de 50% nos casos de bebês nascidos com menos de 300 g.

Curiosamente os meninos apresentam uma taxa de sobrevivência bem menor em relação as meninas. Os médicos ainda não sabem dizer os motivos para essa diferença, mas alguns acreditam que possa estar ligado ao desenvolvimento mais lento dos pulmões em bebês do gênero masculino.

Outros casos

Antes do caso do bebê nascido no Japão, o recorde de menor bebê do mundo, pertencia a um menino que nasceu na Alemanha pesando somente 274. Atualmente o recorde de menor menina nascida é de uma garotinha também da Alemanha, que nasceu no ano de 2015, pesando apenas 252 gramas.