Ministra da Mulher, Damares Alves, aconselha pais de meninas a fugirem do Brasil, pois esse seria o país mais violento da América do Sul

Damares Alves ocupa o cargo de Ministra da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo de Jair Messias Bolsonaro e segundo ela, pais de meninas deveriam deixar o Brasil.

Em entrevista a rádio Jovem Pam de João Pessoa, a ministra Damares Alves aconselha os pais de meninas a fugirem do Brasil. Segundo a senhora ministra, o Brasil é um dos países da América do Sul mais violentos para mulheres. Considerando esse contexto, para ela, o melhor seria encontrar outro lugar para crescer e educar filhos do gênero feminino.

Segundo Damares, ela teria recebido uma pesquisa na qual o Brasil é apontado como o pais mais violento da América do Sul para meninas e se ela pudesse dar um conselho, ela aconselharia a todos os pais de meninas a fugirem do Brasil, pois ele é o pior país para crescer suas filhas, educá-las e prepará-las em segurança para um futuro, assim afirmou a ministra.

Na mesma entrevista, Damares Alves afirma que é necessário politicas para combater a violência contra a mulher desde a infância e acrescenta que será necessário um pacote de medidas que visem a redução e o combate ao feminicídio. Para a ministra é necessário mudar a cultura do pais para que haja mais segurança.

De acordo com dados estatísticos, Damares informou que uma menina a cada 3 é “violada” até completar 18 anos. Ela afirma que é muito, pois de alguma forma elas são abusadas e isso é alarmante e precisa ser mudado.

Para a ministra é necessário rever os valores morais e culturais e isso começa desde a escola. É lá que precisa começar a mudança a nível comportamental. Para ela, seria inútil repreender o ato fazendo apenas campanhas, se não existe uma mudança a nível estrutural.

Questionado pelo Jornal O GLOBO, acerca das declarações cedidas pela ministra na entrevista a Jovem Pam, o ministério informou que fora do contexto, a ministra estaria apenas dando um conselho as famílias. E que na verdade Damares estaria pontuando um problema sério que merece atenção da população e mais, é algo que precisa ser mudado em regime de urgência. As informações e dados divulgados pela ministra fazem parte de uma pasta onde consta o relatório da ONG Save the Children.

Relembrando…

A ministra Damares Alves já forneceu outras declarações polêmicas como essa, logo após ser empossada, em vídeo ela disse: “menino veste azul e menina veste rosa”, e essa sua fala gerou grande repercussão nos meios sociais, porque de certo modo, a população teria compreendido que meninas não podem usar azul. Inclusive essa fala da ministra foi também criticada pelo Ministro do Supremo Celso de Mello no discurso acerca da homofobia.