Mulher não consegue mais ouvir vozes de homens; ‘doença rara’

A jovem Chen acordou sem conseguir ouvir a voz do namorado e procurou o hospital imediatamente.

Algo interessante e inusitado está sendo divulgado nos grandes blogs e renomados sites de todo o mundo, talvez você nunca tenha ouvido falar nessa patologia rara, onde pessoas consigam ouvir apenas a voz feminina, então, é sobre esse tema que discorreremos nessa matéria. Veja o que de repente aconteceu com a chinesa Chen.

Num dia comum, a chinesa Chen acordou e por incrível que pareça, só conseguia ver seu esposo movimentando os lábios e chamando a sua atenção com as mãos, ou seja, ela simplesmente não conseguia ouvir a voz do seu namorado. Ele a levou imediatamente para o Hospital Qianpu.

A jovem e sua família moram na pacata cidade de Xiamen, na costa leste da China, ao chegar na emergência do hospital, ela passou por uma triagem junto a equipe de enfermagem e foi encaminhada para a especialista de plantão. Na consulta, Chen revelou para a doutora que ultimamente estava trabalhando até muito tarde e por isso não conseguia tempo o suficiente, contou ainda que na noite anterior sentiu náuseas quase insuportáveis e zumbidos nos ouvidos.

A especialista a diagnosticou com perda auditiva de baixa frequência ou de inclinação invertida, que faz com que ela só possa escutar altas frequências e após olhar os resultados dos exames solicitados, a fonoaudióloga então identificou o problema, se tratava de uma rara deficiência auditiva: “ela não ouve mais vozes de homens, apenas mulheres”. Disse a doutora ao companheiro da jovem chinesa.

A Dra. Lin Xiaoqing, que tratou Chen, percebeu que sua paciente a ouvia normalmente e não ouviu um funcionário que estava no consultório junto com elas. De acordo com a fonoaudióloga, a patologia atinge apenas um em cada 13 mil pessoas com problemas auditivos, e normalmente é quase impossível o diagnóstico, porque tanto médicos quanto pacientes podem não saber que a condição existe.

Além de fatores genéticos, o estresse pode causar a doença, segundo a especialista em otorrinolaringologia. Chen revelou que estava trabalhando até tarde recentemente, sem dormir o suficiente, e na noite anterior, estava com náuseas e zumbidos nos ouvidos. A doutora acalmou Chen dizendo que o problema pode ser tratado e ela deve se recuperar 100%.