Nunca saia de casa sem se despedir de seu filho. Entenda

Se despeça sempre, é doloroso ver seu filho chorar, no entanto, é necessário para seu desenvolvimento.

Quem nunca precisou sair de casa sem os filhos e usou algumas técnicas para despistá-los?

É muito comum os pais fazerem isso na tentativa de que a crianças não chorem ao verem os pais saindo, com o pensamento de que essa atitude polparia o sofrimento da criança, no entanto, esse tipo de atitude é totalmente o contrário do que pensamos. Entenda.

Quando ainda são bebês é normal que sejam apegados a mãe, afinal estão juntos durante toda a gravidez, e quando nascem se sentem mais protegidos quando estão acompanhados dos pais.

É compreensivo que se sintam perdidos ao perderem os pais de vista, é também inevitável que comecem a chorar quando isso acontece, por isso se você acha que saindo de casa sem que eles vejam só polpará você de ver isso acontecer, pois mais cedo ou mais tarde seu filho irá chorar quando notar sua ausência.

Entenda o porquê as crianças devem saber quando for sair de casa

Saiba que é muito importante que você se despeça de seu filho quando tiver que deixá-lo em casa. Faça isso com muito carinho, com um abraço, um beijo e uma conversa franca. Mesmo que fique com o coração apertado, é mesmo doloroso ver seu filho chorar, no entanto, é importante que ele entenda que seus pais não desapareceram como um passe de mágica e logo irão compreender que os pais sempre voltam pra casa.

Minha experiência

Levei um tempo para entender isto. Com meu filho mais novo eu estava saindo sem avisar e desaparecia de sua vista quando ele estava distraído, e ele ficou por muito tempo correndo pela casa toda me procurando quando eu ia apenas para a cozinha ou quintal. Ele não sabia se eu realmente estava dentro de casa ou se tinha desaparecido novamente. Quando eu entendi esta atitude egoísta de minha parte, eu comecei a tomar partido e reagir. Então, quando eu precisava sair de casa, explicava para ele que sairia por alguns minutos e já iria voltar. Assim, quando ele estava brincando com seu pai na sala e não me via porque eu estava na cozinha, ele já não se desesperava, porque sabia que eu iria me despedir se fosse sair de casa.

Respondendo algumas dúvidas

1- Mas, ele não vai sofrer mais se me ver sair?

O sentimento em relação a ausência dos pais pode variar, dependendo da idade da criança e da relação que ela tem com os pais. Mas independente disso é extremamente importante se despedir dos filhos quando tiver que sair. Quando isso não acontece você estará privando a criança de desenvolver os sentimentos que a separação gera naturalmente durante seus primeiros anos de vida.

Entenda que durante um período da infância, eles ainda não tem a noção de tempo e espaço, isso significa que para uma criança 10 minutos podem parecer horas, por isso que é tão importante uma conversa que explique para seu filho por meio de palavras, gestos ou alguma outra forma, que a mamãe irá sair, mas irá voltar, já que quando você diz “logo eu volto”, esse logo para eles pode ser uma eternidade.

Com um certo tempo eles irão compreendendo que a mamãe e o papai sempre vão voltar, mas se saírem sem dizer nada, para eles vocês sempre vão desaparecer a qualquer momento, por isso algumas crianças não querem perder os pais de vista por um minuto.

2- Ele vai parar de chorar alguma hora quando eu sair?

A capacidade de entender o tempo para a criança e de processar a ausência dos pais vai normalizar à medida que eles crescem e vem todo o processo de amadurecimento, seus pais saberão fornecer as condições necessárias para que esses processos aconteçam.

Lembre-se que permitir que a criança se despeça de sua mãe, mesmo que chore, lhe permitirá processar sua ausência e assim favorecer uma regulação nas emoções dela.

Saiba as consequências de desaparecer da vista da criança sem avisar, essa atitude pode gerar sensações de insegurança e vulnerabilidade, por isso nunca saia de casa sem se despedir do seu filho, uma boa comunicação e ligação irão gerar um apoio emocional na criança que servirá para toda a sua vida.