O que fez este homem perder a vida é aterrorizante e os médicos fazem um alerta

Esta é a história verídica de Dean Wharmby, de Manchester, Reino Unido.

Esta é a história verídica de Dean Wharmby, de Manchester, Reino Unido.

Dean era um fisiculturista, por longos anos ele trabalhou nesta área. Tinha um corpo que muitas pessoas almejam conquistar. No entanto, a vida de Dean não era muito regrada.

Estamos acostumados a ver a rotina de pessoas que lutam em busca de um corpo perfeito, seus esforços não se limitaram apenas em exercitar, mas também em abrir mão de uma alimentação rica em carboidratos, açúcares, refrigerante e tudo que possuía calorias vazias.

Dean chegava a ingerir em um dia, cerca de 10 mil calorias para conseguir sustentar sua massa muscular. Mas, essas calorias não eram nada saudáveis, ele comia muito fast-food e tomava cerca de 8 latas de energéticos por dia.

Seu organismo não resistiu a tanto desequilíbrio, e ele foi diagnosticado com câncer de fígado. Dean atribui a seus hábitos alimentares, a causa principal de sua doença.

Os médicos que cuidavam da saúde de Dean, descobriram um detalhe chave em sua doença.

Dean era fisiculturista, trabalhava em uma academia como personal trainer, ele malhava praticamente o dia todo. Sua alimentação continha sim alguns hábitos alimentares comuns deste estilo de vida, como ovos, carnes, frango, dieta rica em proteínas, mas também havia os deslizes, que no caso de Dean, eram diários.

Sim, ele comia todos os dias lanches do McDonald’s durante a tarde, no caminho de sua casa, ele ainda comia uma pizza. Chegando em casa, comia o jantar que sua namorada preparava.

Dean era muito musculoso, levantava muitos pesos, seu corpo necessitava de energias. Mas, em determinado momento, seu organismo começou a sentir o peso de suas escolhas, Dean começou a ter problemas de saúde e tudo ficou ainda mais grave com a descoberta de tumores em seu fígado.

A luta de Dean conta o câncer havia começado. Era o ano de 2010, os médicos indicaram que ele fizesse tratamento com quimioterapia e que também passasse por um transplante de fígado, mas Dean se negou.

Ele acreditou que o câncer havia surgido por conta de sua alimentação, eram muitas bebidas energéticas ingeridas, sua atitude foi mudar seu estilo de vida, eliminar de vez essas bebidas e também todos os alimentos de fast-food, carnes vermelhas e tudo que continha açúcares. Ele optou por tomar medicamentos naturais e vitaminas.

“Não posso dizer que foi a dieta, mas coisas como bebidas energéticas podem ter contribuído. Carnes vermelhas – todas as impurezas que descobrimos elas têm”.

O médico oncologista, Dr. Dmitri Alden, é especializado em doenças do fígado, e ele não acredita que tais bebidas possam ter ligação ao câncer.

“É difícil afirmar que as bebidas energéticas como grupo podem causar câncer de fígado. Deve-se olhar para a composição química individual dos produtos consumidos por este paciente e outros fatores antes de tirar conclusões”.

Sobre Dean, havia outras grandes suspeitas que poderiam prejudicar muito sua saúde. Charlotte Rigby, namorada de Dean, acreditava que ele na época fazia uso de anabolizantes, ele mesmo assumiu já ter usado quando começou a ser fisiculturista.

A grande notícia é que a escolha de Dean em mudar sua rotina alimentar, causou resultados, em 2011, seu câncer havia desaparecido.

“Mas eu fiquei complacente. O velho estilo de vida apareceu novamente”, diz Dean.

Depois de dois anos ele sofreu uma crise ao lado de fora da academia onde trabalhava, ele foi socorrido e se recuperou. Sua batalha voltou a ser travada em 2015.

Dean enfrentou o fim de seu relacionamento com Charlotte, chegou a ficar perambulando pelas ruas por um tempo, logo neste período, ele descobriu que o câncer tinha voltado.

Desta vez, o tumor estava muito grande, Dean tinha pouquíssimas chances de se recuperar novamente, os médicos chegaram a lhe dar apenas três semanas de vida.

Realmente, a luta de Dean havia chegado ao fim, em julho de 2015, ele faleceu.

O que surpreendeu a todos, foi o laudo da legista Lisa Hashmi, que concluiu que a morte de Dean foi sim ligada ao uso de anabolizantes.

“A causa mais provável dos seus tumores hepáticos foi o uso indevido de esteróides anabolizantes”, explicou a Dra. Lisa.

Isso nos deixa a reflexão, se vale mesmo a pena qualquer coisa para atingir mais rápido as nossas metas?

Antes de Dean morrer, ele e Charlotte criaram uma página nas redes sociais, onde compartilhavam a batalha contra o câncer. Nesta página, Charlotte escreveu: “Eu sei que onde ele está agora. Ele está livre, está maravilhado, botou para fora toda a sua doença e dor e está puro e perfeito e viverá para sempre”.

Independente de qual tenha sido a causa real do câncer de Dean, esta é uma batalha muito forte, da qual ele foi um grande guerreiro, ainda que ele esteja descansando, ele foi um grande vencedor.

Que a história de Dean nos sirva de lição, ela nos deixa o ensinamento de que o uso de anabolizantes, medicamentos para emagrecer, o doping, podem ser muito perigosos para nossa saúde, isto é algo que talvez só venhamos a descobrir muitos anos depois de usá-los, podem trazer consequências muito ruins.