A cidade de Augustinópolis, localizada na região norte do Tocantins, amanheceu agitada. Acontece que os vereadores da cidade foram surpreendidos com uma decisão judicial.
Dos 11 vereadores, 10 tiveram a prisão temporária decretada pela justiça. Apenas o presidente da Câmara de Vereadores não teve mandado de prisão, mas foi levado à delegacia para prestar depoimento.
Até as 7h30, a Polícia Civil já havia cumprido 7 dos 10 mandados de prisão. Três vereadores são considerados foragidos da justiça.
Perfídia é o nome da operação que está investigando a cobrança de propina por parte dos vereadores para que eles pudessem aprovar projetos que eram enviados pela prefeitura da cidade.
A operação está sendo realizada em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Civil.
No total foram emitidos 14 mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam que os vereadores estavam recebendo propina para aprovar projetos. Acredita-se que em média tal esquema movimentava a quantia de R$ 40 mil por mês.
A justiça também determinou que os vereadores serão afastados dos seus cargos por 180 dias e com isso, os suplentes deverão ser nomeados de forma imediata para que ocupem os cargos.
Apenas Cícero Cruz Moutinho, que é o atual presidente da Câmara, ainda não está sendo investigado e continuará ocupando seu cargo normalmente.
Além de Cícero, um servidor do controle interno do município e o secretário de administração de Augustinópolis serão levados para depor.
Os vereadores que tiveram mandados de prisão são:
- Antônio Silva Feitosa
- Maria Luisa de Jesus do Nascimento
- Antônio Barbosa Sousa
- Antônio José Queiroz dos Santos
- Edvan Neves Conceição
- Ozeas Gomes Teixeira
- Francinildo Lopes Soares
- Angela Maria Silva Araújo de Oliveira
- Marcos Pereira de Alencar
- Wagner Mariano Uchôa Lima
Repercussão na web
Nas redes sociais um grande burburinho começou a acontecer. Os internautas parabenizaram o trabalho do Ministério Público e da Polícia Civil pela eficácia nas investigações.
Muitas pessoas se mostraram revoltadas com a situação e disseram que todos que são realmente culpados devem pagar pelo prejuízo que causaram ao receber propinas da prefeitura.
E você, o que pensa a respeito de tudo isso? Lembre-se de deixar o seu comentário.