Prefeito do Rio de Janeiro demite 27 funcionários flagrados dormindo em unidade de saúde

"A demissão dos 27 funcionários se deu por justa causa".

O prefeito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Washington Reis, ao fazer uma inspeção surpresa, na Unidade de Pronto Atendimento da cidade em que governa, assinou a demissão de 27 funcionários pegos dormindo em horário de atendimento, vale lembrar que as UPAs de todo o território brasileiro são um pronto atendimento que atendem os pacientes nas 24 horas do dia, sem interrupção por qualquer motivo que seja.

Quem visitou a UPA da baixada fluminense de surpresa na madruga de quarta-feira, dia 02 de janeiro, foi o secretário de saúde, José Carlos de Oliveira, chegando na unidade de saúde, se deparou com todas as portas fechadas, estava tudo escuro, e funcionários dormindo.

De acordo com informações cedidas pelo próprio secretário de Saúde, os médicos plantonistas e os enfermeiros da equipe hospitalar, estavam dormindo. Todos foram encaminhados para a 59ª DP, onde foram ouvidos em depoimento. A demissão dos 27 funcionários se deu por justa causa, de acordo com o parecer do secretário.

O secretário de saúde recebeu denúncias de falhas no atendimento, deslocou-se até a UPA e quando chegou estava tudo funcionando normalmente, ele conversou com alguns funcionários, circulou pelas alas de atendimento e corredores da unidade de saúde, e voltou para casa, isso na noite de terça-feira, dia 01 de janeiro de 2019.

Porém, horas depois, ele resolveu retornar à mesma unidade que esteve horas antes. “Estive aqui umas 23h e estava tudo normal”, diz. “Mas, ao voltar horas depois, vi um quadro diferente. A Sala Vermelha estava com o trinco fechado. Tinha um vigia. Dei uns gritos, e começou a aparecer gente de todo lado”. Recorda.

“As três médicas de plantão estavam dormindo. Resolvi tomar uma atitude de secretário: todos estão demitidos”, destaca. “Tenho testemunhas de que não tinha ninguém trabalhando lá atrás”, afirma o secretário de saúde.

As imagens da câmera de segurança estão em posse do delegado de polícia para averiguações futuras, no vídeo pode-se notar o secretário chegando no estabelecimento, ele conversa com um senhor que foi em busca de atendimento para a filha, a câmera interna da UPA mostra o secretário adentrando na unidade, ele acende as lâmpadas e encontra todos dormindo.