Quem mantém amizade com seu(a) ex pode ser psicopata; segundo estudo

Pesquisa feita por psicólogos e estudiosos da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos.

O terapeuta de casais Antônio Carlos Araújo, traz à tona um assunto interessante, quando se fala em relacionamento tudo é muito incerto, cada um vive sua própria experiência como casal. De acordo com as experiências, ajudando e orientando a centenas de casais, o terapeuta afirma que continuar amigo do (a) ex, pode prejudicar o próximo relacionamento.

“A desconfiança é inevitável. A outra pessoa vai saber que já aconteceu um envolvimento muito forte, não há como convencê-lo de que isso não vai acontecer de novo. Essa situação gera ciúmes, brigas e pode acabar com qualquer esperança de levar esse novo relacionamento adiante”, justifica Antônio Carlos, terapeuta.

Psicólogos e estudiosos da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos da América, consolidaram uma pesquisa onde ficou constatado que alguns sinais de psicopatia estão relacionados à amizade com o (a) ex, mantida por algumas pessoas. Muitas pessoas se assustaram com o resultado do estudo.

Para a execução e conclusão dessa pesquisa, os psicólogos tiveram a colaboração de 861 pessoas, que preencheram os questionários e passaram por testes de personalidade no intuito de traçar o perfil e listar as razões que levam a pessoa a manter amizade com o (a) ex. Vale lembrar que após o término do relacionamento é de fundamental importância que se mantenha o respeito, porém, manter a amizade não é indicado pelos especialistas.

O estudo mostrou que muitas pessoas mantém a amizade com o (a) ex, na esperança de um retorno, por razões inconscientes de dependência emocional, conflito interior, dúvida de ter feito a coisa certa ao terminar o relacionamento, enfim, se mantém amizade por questões sentimentais.

Exatamente por isso se chega a essa conclusão assustadora e surpreendente de que as pessoas com traços mais estranhos de personalidade foram exatamente as que mantiveram amizade com seus ex.

É certo que essas pessoas detêm informações sobre os ex, que talvez ninguém tenha, tais como desejos e preferências íntimas, situação financeira, temperamento, suas fraquezas e vulnerabilidades, e muitas vezes conseguem manipulá-los. O que dá a eles uma sensação de poder e controle segundo a pesquisa da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos.

E você, o que acha, é possível ser amigo do ex?