Sabia que esse estranho bichinho vive em seu rosto? Saiba mais

Duas espécies de ácaros habitam as raízes dos pelos do rosto.

Muitas pessoas não sabem disso, mas existem duas espécies de ácaros vivendo em nosso rosto, principalmente nas raízes dos pelos. Você pode ter o maior cuidado com a sua pele, hidratar corretamente todos os dias, manter a pele sempre limpa, mas nem isso vai te livrar de alguns hóspedes microscópicos que moram em sua pele. Eles estão aí quer você queira ou não e vieram para ficar.

Embora você possa até se preocupar, esses bichinhos não podem nos causar nenhum mal. Eles se alimentam de outros tipos de microrganismos em nossa pele, como por exemplo, as bactérias. Portanto fique tranquilo, embora pela foto esse bichinho pareça algo muito perigoso e feio é na verdade inofensivo e não pode causar nenhum mal a você.

De acordo com pesquisas conduzidas pela Universidade da Carolina do Norte, há centenas de ácaros vivendo em nosso corpo. Os estudos apontam que a forma de reprodução é assexuada e a fêmea põe pelo menos um ovo durante todo o seu ciclo de vida.

No corpo desses ácaros não existem orifícios, para a eliminação das toxinas. Então os pesquisadores concluíram que as toxinas são acumuladas e não são eliminadas até a morte desses ácaros, isso demonstra que não há mesmo com o que se preocupar, são totalmente inofensivos.

E como são esses microrganismos?

Os ácaros Demodex Folliculorum e Demodex brevis se parecem com insetos. São parentes dos carrapatos e caranguejos e seu corpo se parecem com o de uma minhoca. O Demodex Follicolorum está presente em poros e no folículo piloso. Já o ácaro brevis é encontrado nas glândulas sebáceas.

Esses ácaros podem causar problemas a nossa saúde?

Eles não causam nenhum dano a nossa saúde, porém ficou comprovado que pessoas que têm uma patologia denominada rosácea, possuem uma maior disposição de ácaros. Essa doença se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas e ardor na pele.

Esse aumento da população de ácaros em quem tem a pele com essa patologia rosácea se explica, por causa da alteração na formação do sebo na pele. O sebo é um dos principais alimentos do ácaro. Mas o fato isso não trará nenhum dano a saúde de sua pele.