Se você costuma colocar o seu bebê para dormir nessa posição, precisa ler isso com urgência

Conheça o que é a síndrome da morte súbita do lactente, quais horários mais acontece e o que fazer para prevenir.

Os médicos estão alertando aos pais sobre os perigos da Síndrome da Morte súbita em bebês (SMSL), que tem sido uma das principais causas de mortes em bebês de idade de 0 a 1 ano de vida. A morte acontece de forma súbita, inesperada e sem causa aparente, acontece durante o sono da noite e com bebês que apresentavam saúde perfeita, deixando os pais completamente estarrecidos.

Os pais que já passaram por essa terrível experiência nunca mais foram os mesmos, pois acabaram perdendo um bebê que não apresentava nenhum tipo de problema de saúde. Nesse artigo você irá conhecer quais são as suas causas e o que os pais podem fazer para prevenir esse evento tão catastrófico.

O que é a síndrome SMSL?

Quando acontece com alguma criança por mais que procurem os médicos, não conseguem encontrar uma explicação, mesmo que se faça uma autópsia nada será encontrado para explicar a causa da morte do bebê e por isso é chamado de morte súbita.

Geralmente os meses de maior risco são de 2 a 4 meses de vida. O horário mais comum da morte súbita nos bebês acontece entre meia-noite e 6 da manhã.

Causas

De acordo com os médicos, a Síndrome da Morte Súbita do Lactente pode acontecer devido a um desenvolvimento lento do tronco cerebral da criança, essa área é a responsável por controlar algumas funções do corpo como respiração, batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Fatores de risco

Os médicos aconselham aos pais que não coloquem a criança para dormir em seu berço de bruços, ou seja, de barriga para baixo, também colocar a criança para dormir na posição de lado se torna um fator de risco para a síndrome.

A forma mais segura de deixar o seu bebê dormir é de barriga para cima, estudos ao longo dos anos mostraram que a taxa de morte súbita caiu depois que os médicos alertaram os pais sobre a posição do bebê para dormir.

A respiração da criança fica prejudicada ao dormir de bruços, seu nariz fica em contato com colchão e atrapalha a respiração livre. Não é bom que se tenha fraldas, travesseiros ou panos no berço em que a criança possa puxar para si e acabar tampando as vias aéreas.