Se você possui o tipo sanguíneo O, existem 8 coisas que você precisa conhecer

Oito coisas importantes que você precisa saber caso tenha o tipo sanguíneo O.

Diferentes culturas têm pontos de vista contrários sobre o valor dos tipos sanguíneos. Em algumas culturas, podem mostrar se duas pessoas irão namorar ou não. Dos quatro tipos sanguíneos existentes, há um destaque no tipo sanguíneo O, reconhecido como o doador universal.

1. Como definir os tipos sanguíneos?

Os tipos de sangue são definidos com apoio nos antígenos que estão evidentes ou distantes no seu sangue. Os tipos sanguíneos foram reunidos em quatro tipos diferentes pelo médico austríaco Karl Landsteiner, no início do século XX.

É de extrema importância reconhecer o seu tipo sanguíneo em caso de uma urgência em que você necessite fazer uma transfusão de sangue. Alguns tipos sanguíneos só podem permitir outros tipos sanguíneos. Se você obtiver o tipo de sangue incorreto, isso seria capaz de fazer com que seu sistema imunológico rompesse suas próprias células sanguíneas, provocando problemas grandiosos para o seu corpo.

2. Sangue tipo O só pode receber tipo O

O tipo sanguíneo O+ só poderá obter doações tanto do tipo O+ quanto O-. Todavia, O- só poderá obter doações de O-.

3. Doença Cardíaca

Em semelhanças com outros tipos sanguíneos, como AB, A e B, as pessoas que têm o sangue tipo O têm risco bem menor de evoluir uma doença coronariana. Além do mais, o tipo sanguíneo O aponta menor risco de evoluir doenças circulatórias e distúrbios cognitivos. Primeiramente antes de pular de felicidade com a notícia, é muito importante recordar que um estilo de vida saudável é o fator principal para diminuir os riscos de evoluir doenças.

4. Características de Personalidade

Como relatado antes, existem religiões em alguns países onde o tipo sanguíneo influencia na personalidade de uma pessoa. As pessoas que têm o tipo de sanguíneo O são vistas como gentis, receptivas e boas. Ainda que sejam prazerosas, essas pessoas não são compatíveis com pessoas de todos os tipos sanguíneos, em especial, com aquelas pessoas que tenham o mesmo tipo de sangue que eles. Pessoas que têm o tipo sanguíneo A, são apontadas como a melhor combinação para aqueles com tipo O.

5. Doadores Universais

As pessoas que possuem sangue tipo O são doadoras universais, O+ pode fazer doação do seu sangue para qualquer outro tipo de pessoa que tenha sangue positivo. Pessoa com o sangue O- é doador que pode doar para qualquer um. Além do mais, se um recém-nascido se apresentar doente, a transfusão de sangue mais garantida é a de alguém que tenha sangue tipo O. Este é um dos motivos pelos quais é tão importante a doação de sangue.

Doar sangue, independente se você tem ou não sangue tipo O, pode salvar a vida de uma pessoa. A doação de sangue pode ser feita a partir dos 16 anos, é necessário ter um peso acima de 50kg. Além do mais, você pode realizar doação de sangue a cada dois meses.

6. Personalidade do tipo sanguíneo O

O tipo sanguíneo O positivo e negativo, não apresentam antígenos A ou B em seu sangue, ao contrário dos tipos sanguíneos A, B e AB. Além do mais, eles têm anticorpos A e B no plasma. Aproximadamente 53% das pessoas no mundo têm O + como seu tipo sanguíneo.

7. Riscos para a Saúde

Apesar da correlação dentre tipos sanguíneos e doenças estejam em demanda, cientistas acreditam que exista uma conexão entre eles. Pessoas com sangue tipo O são mais vulneráveis a infecções, como a tuberculose. Elas também têm mais possibilidades de desenvolver úlceras duodenais.

8. Dieta

De acordo com algumas pessoas, alguns tipos de alimentos são fundamentais e devem fazer parte das dietas de certos tipos sanguíneos. Para pessoas que possuem o tipo sanguíneo O, a dieta melhor, é uma que seja ricas em proteínas e vegetais. É preciso diminuir laticínios e grãos. Pessoas com sangue tipo O têm a possibilidade de ter problemas de estômago.

A fim de evitar a inflamação no estômago, é recomendado ingerir vitaminas. Também é muito importante relembrar que o corpo de cada pessoa necessita de diferentes nutrientes. Se você tem um acompanhamento médico, é preciso seguir a dieta orientada por ele.