Sirene de barragem em Nova Lima toca e moradores tem noite de terror

Dezenas de moradores e turistas buscaram no centro comunitário informações de como deixar o distrito. Acesso pela BR-040 foi interditado

Os moradores da cidade de Nova Lima viveram uma noite de pânico depois de um alerta emitido na noite de ontem domingo (17). O medo é de que uma nova tragédia aconteça como aconteceu na cidade de Brumadinho onde centenas de pessoas perderam a vida e outras ainda estão desaparecidas.

Cerca de 200 pessoas tiveram que ser retiradas de uma área próxima a uma barragem da Vale em São Sebastião das Águas Claras, conhecida como Macacos, as pessoas foram obrigadas a deixar suas casas às pressas.

Os moradores contaram que viveram momentos de muito medo e desespero, todos queriam sair o mais rápido possível para tentar chegar aos pontos altos do distrito de Nova Lima, para então ter a sensação de segurança, muitos fugiram de carro.

A barragem em questão é a da B4 da Mina Mar Azul, da Vale, com aproximadamente 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos e construída com estrutura a montante. A mineradora emitiu uma nota:

“A decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo”, informou a mineradora.

De acordo com informações do corpo de bombeiros, as 49 casas que estavam no plano de emergência foram evacuadas rapidamente.

“Sirenes foram acionadas, conforme o plano de emergência. O acionamento da sirene ocorre devido à elevação ao nível 2 de risco”, explicou.

As pessoas se aglomeraram em frente ao Centro Comunitário de Macacos, na Rua Dona Maria da Glória, que fica a 200 metros da Igreja do distrito para tentar encontrar um meio para sair do local já que algumas vias foram interditadas. Turistas que estava no local contaram que foi um momento tenso e que jamais imaginariam passar por uma situação assim.

Algumas pessoas, no entanto não acreditaram que pudesse acontecer alguma coisa e voltaram para suas casas, turistas desesperados procuravam informações de como voltar para a capital sem precisar passar pelos locais considerados de risco.

Um morador afirmou que o problema com a barragem já vinha acontecendo há anos e só agora a vale decidiu informar a população depois da tragédia que dizimou Brumadinho, ele contou da tristeza que sentia por ter de deixar tudo o que conquistou ali em toda sua vida.