Urgente! Chuva forte castiga o Rio de Janeiro, com morte, carros arrastados e casas destruídas

Carros são levados por enxurrada formada por chuva no Jardim Botânico.

Durante esta segunda-feira, dia 8 de abril, uma forte tempestade mais uma vez caiu no Rio de Janeiro, tanto que ruas foram alagadas, árvores derrubadas e carros destruídos em diversos bairros da capital carioca. Às 18h35 a cidade entrou para o estágio de atenção, por volta das 20h55 para estágio de crise, que é o mais grave, de acordo com o Alerta Rio.

Há pessoas presas, e um indivíduo morreu na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, zona Sul, de acordo com a PM. Em apenas quatro horas caiu mais água do que nos dias 6 e 7 de fevereiro deste ano, que foi um terrível temporal que fez seis vítimas fatais. Em pelo menos 20 comunidades cerca de 39 sirenes foram acionadas, mas até o momento não há informações de feridos.

“A gente teve uma chuva forte de 152mm nas últimas 4h na Rocinha e 162mm em Copacabana. Essa é uma chuva completamente atípica. A gente sempre tem previsão de chuva forte, mas não assim com esse dobro de intensidade que é a média do mês de abril inteiro”, comunicou o prefeito.

Em apenas 4 horas, choveu mais que o esperado para todo mês de abril, as ruas viraram rios com forte correnteza levando tudo pela frente. As ruas Pacheco Leão e Lopes Quintas ficaram completamente inundadas. Depois que o temporal perdeu força, era possível ver carros amontoados um em cima do outro.

Um forte temporal poderá cair nas próximas horas, então é melhor evitar as regiões que já estão alagadas.

Segundo o sistema da prefeitura, as chuvas foram dispersadas para diversos locais da cidade, com destaque para o Maciço de Tijuca. Ainda há previsão de mais água na Zona Sul, na Grande Tijuca e em pontos da Barra durante toda noite e pela madrugada.

A gravidade da chuva foi tanta que em torno das 20h30 a Avenida Niemeyer foi fechada para que fossem evitados acidentes e possíveis deslizamentos. Esse tipo de procedimento está sendo adotado desde que duas pessoas morreram nesse local no início do ano.

Os metrôs, barcas, VLT e trens estão operando normalmente, enquanto os ônibus e metrô de superfície estão com a operação prejudicada, aeroportos estão com operação normal até o momento.