Verão brasileiro terá temperaturas acima da média

El Niño ainda deve levar à ocorrência de mais chuvas no Sul do Brasil neste período.

No dia 21 de dezembro, o verão vai começar oficialmente. Para os amantes dessa época, é comum que eles planejem passeios e visitem as mais belas praias, cachoeiras e clubes aquáticos do país.

Mas, amantes do verão, se preparem! Segundo o CPTEC-INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos Espaciais), o verão brasileiro vai bater recorde de média na temperatura registrada nessa época do ano.

Os estudiosos alegam que o fenômeno El Niño será o responsável por esse aumento de temperatura e também por impactar os regimes de chuvas em grande parte do país.

O órgão afirma que a média histórica de temperatura máxima em todo o país é de 31.5ºC no trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro), porém, esses registros devem ser superados.

A explicação para a ocorrência do fenômeno El Niño, segundo os meteorologistas, é que quando as águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico aquecem, evaporam, e o vapor mais quente acaba alterando os padrões dos ventos e isso influencia de forma direta na temperatura e nas chuvas.

Mais chuvas

Segundo informações do CPTEC-INPE, provavelmente irá chover mais do que o normal nas regiões Sul do país. Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem receber um número mais elevado de chuva. Já na região Norte do Pará, Amapá e Roraima devem ser afetados de forma a reduzir a precipitação dessas chuvas.

“Os modelos que utilizamos indicam que o El Niño formado deve ser de fraca intensidade. Porém, os impactos são sentidos muito claramente, especialmente a questão do aumento da temperatura. Como o regime de ventos muda, a umidade é transportada de modo diferente e leva aos impactos nas chuvas, especialmente nas regiões Norte e Sul”, explica a meteorologista Renata Tedeschi, do CPTEC/Inpe.

Cuidados no verão

Você que decidiu aproveitar essa época para viajar não deve se esquecer de usar o protetor solar. Nessa época, os raios UV se tornam ainda mais agressivos. Exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele.

Por isso, sempre use o protetor solar e faça reaplicações regulares de acordo com a orientação que vem no rótulo de sua embalagem.