Você pode ter HIV e não saber disso; aqui estão 3 sinais que ajudam a identificar a doença

O que mais choca é saber que 1 em cada 8 pessoas tem HIV e nem sequer sabem disso. Você é uma delas?

Infelizmente o HIV é um vírus que atinge milhares de pessoas e faz milhares de novas vítimas todos os dias em todo o mundo, pesquisas mostram que quando se trata de mulheres que são infectadas, 30% delas acabam desenvolvendo quadros de depressão e também de ansiedade.

Às vezes as pessoas que possuem alguma dúvida se foram ou não contaminadas pelo vírus, não procuram uma unidade de saúde para fazer o teste por vergonha, mas isso poderia evitar uma vida de sofrimento, já que as pessoas que possuem o HIV podem ter qualidade de vida ao tomarem o coquetel.

O teste dura apenas 20 minutos e durante esse tempo, o resultado poderá tirar um grande peso da consciência, pois não há nada tão terrível como a dúvida e a incerteza. No entanto, existem alguns sintomas que podem ajudar uma pessoa a entender como o vírus funciona e também a se sentirem motivadas a procurar ajuda médica.

Veja alguns dos sintomas do vírus HIV: febre baixa, dor nas articulações, aparecimento de ínguas na região do pescoço, atrás das orelhas e nas axilas, cansaço, diarreia, náuseas, tosse e dor de garganta.

Os sintomas são muito parecidos com os sintomas de uma gripe comum e podem até desaparecer, mas é preciso ainda fazer o teste ou procurar um médico. Hoje em dia o tratamento para o HIV é gratuito a todas as pessoas contaminadas, elas podem através das medicações oferecidas ter uma vida satisfatória. O vírus se desenvolve da seguinte maneira:

Primeira fase

Após serem contaminadas algumas pessoas podem apresentar os sintomas semelhantes aos de uma gripe por um período de 2-4 semanas após a infecção. Observe erupções na pele, dor de cabeça, cansaço, febre, inchaço dos gânglios linfáticos, esses sintomas podem indicar o HIV. Se houver alguma possibilidade de ter sido infectado é melhor você fazer um exame.

Fase dois

Na fase dois, o vírus entra em período latente, onde nenhum sintoma é aparente. O período latente pode durar até dez anos.

Fase três

Nesse estágio, o HIV já está completamente desenvolvido, e a única coisa a se fazer é o tratamento, a pessoa poderá morrer dentro de 2-3 anos na maioria das vezes por doenças oportunistas, já que o sistema imunológico fica comprometido. Aids avançada é mais frequentemente identificada pela extrema e rápida perda de peso.

O doente poderá ter também diarreia com duração acima de duas semanas, pneumonia, fadiga extrema, herpes (boca e feridas genitais), tosse seca persistente, sudorese noturna grave, demência e manchas vermelhas, escuras ou roxas na pele. Alguns pacientes não apresentam esses sintomas.