Você sabe como se recuperar de um trauma? Veja dicas que vão ajudar muito nessa difícil caminhada

Geralmente o trauma acontece devido a um acontecimento que coloca a vida ou a segurança em risco.

Grande parte das pessoas já passaram por momentos e situações traumáticas, se você já passou por isso ou conhece alguém próximo que sofre com isso sabe como é horrível. O psicológico abalado pode impedir que a pessoa tenha uma vida normal, precisando muitas vezes de tratamento profissional.

Psicólogos e psiquiatras conseguem ajudar essas pessoas a se recuperar dos tais traumas, e “esquecer” o ocorrido, mas você sabe o que é um trauma? A American Psychological Association (APA) define como trauma a resposta emocional de uma pessoa a um evento extremamente negativo.

Algumas das coisas mais comuns que podem acarretar um grande trauma é por exemplo o divórcio, alguma doença grave, acidentes médio e fatal para pessoas próximas, o luto, tortura, assaltos, abusos entre outras coisas. Em geral são coisas que colocam em risco a vida ou a segurança.

Mas você sabe como se recuperar de um trauma sofrido? Ou até mesmo ajudar alguém que possa estar precisando? Veja algumas dicas do que você pode fazer:

  • Converse com pessoas de confiança sobre o que aconteceu com você fale abertamente e se precisar demonstre seus sentimentos sobre o fato em si.
  • Procure familiares que te compreenda para dar o suporte que você precisa, sempre temos uma mãe irmã ou uma avó mais próxima que pode ser nossa confidente para detalhes mais íntimos.
  • Entenda que o sentimento que você está tendo é normal e que grande parte das pessoas que passam pela mesma situação também sente isso. Não se envergonhe.
  • Aceite que esse sentimento permaneça por um tempo e aprenda a lidar com ele, não vai sumir de um dia para o outro, mas você pode administrar seu sentimento e pensamento nesse momento. Tenha paciência
  • Leve o seu tempo: aproveite a vida, viaje, vá passear, ande com amigos, siga a vida ou ela segue sem você.
  • Pode ter dificuldades em voltar a sua rotina, mas vá tentando aos poucos se precisar peça ajuda a alguém do seu convívio, como voltar ao trabalho por exemplo faça no seu tempo.
  • Não ache que drogas ou álcool vai te ajudar a resolver os problemas, geralmente você esquece na hora mais depois volta tudo a mente de forma mais agressiva, e você estará adquirindo mais um problema ao tentar ficar sempre sobre efeito para não se lembrar de nada.  
  • Procure ajuda de um profissional, não que a família e amigos não sejam importantes, na verdade são importantíssimos, mas o profissional pode ajudar você e eles a saberem como lidar com a situação que costuma ser nova para ambos.